Jardim St Meme les Carrier 

Ponto de Interesse
» Igreja Paroquial
» Capela Sr. dos Aflitos
» Largo N. Srª dos Caminhos
» Jardim St Meme les Carrier
» Parque de Merendas do Porto Antão
» Parque Claudino Pinto (Choupal)
» Cruzeiro
» Árvores Emblemáticas
» Chafariz
» Rota do Vinho da Bairrada
»
Gastronomia
» Percurso Pedestre "Rota das Avelãs PR1"
»
Nota ao Visitante Web

Este Jardim foi feito para nele ser instalado um marco que consolidou a geminação de Aveãs de Caminho com St. Même les Carrières, povoação francesa onde durante muitos anos conterrâneos nossos trabalharam e viveram...

Deve-se esta iniciativa ao cidadão português António da Costa, radicado há muitos anos naquela localidade, o qual junto do seu Clube Desportivo Francês fomentou um encontro com o Clube de Futebol da "A.C.R.A.C." que se realizou em 1998, tendo sido este encontro luso - franco o fernento duma amizade entre duas povoações. Mais tarde, veio dar origem à geminação entre Avelãs de Caminho e St. Même les Carrières.

Em Setembro de 2001 numa delegação de avelenses da qual faziam parte o Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Jaime Almeida e o Presidente da "A.C.R.A.C.", Sr. Manuel Ferreira da Costa, dirigiu-se a França, mais propriamente a St. Même les Carrières, onde foi recebida por individualidades locais.

Foi, então, lido e assinado o protocolo de juramento entre as duas freguesias. Em memória deste feito, foi dado, pela Presidente do Município M.me Andrée Chadouteau, o nome de Place de Avelãs de Caminho, a uma praceta daquela terra.

Mais tarde, em Junho de 2002, concluiu-se o protocolo de geminação com a visita da Comitiva francesa a Avelãs de Caminho, que foi recebida pela actual Presidente da Junta de Freguesia D. Isabel Duarte e outras individualidades, na sede da Junta de Freguesia. Após o acto oficial a comitiva dirigiu-se a um Jardim situado na entrada sul de Avelãs de Caminho, onde foi descerrada uma placa com o nome de Jardim St. Même les Carriéres.

Este intercâmbio luso - francês iniciou-se com a parte desportiva tendo, de momento, outra abrangência na área cultural.
Algumas crianças da nossa Escola já viajaram até St. Même les Carriéres, a convite de entidades oficiais, a fim de contactarem com as suas colegas francesas, tomarem conhecimento da sua língua, dos seus costumes e da sua vivência escolar. Além do prazer da viagem, vêm mais enriquecidas com o convívio, laços de companheirismo que, quem sabe, lembrarão pela vida fora.

De salientar que Avelãs de Caminho foi a primeira freguesia do Concelho de Anadia a fazer geminação. Bom seria que seguindo o nosso exemplo outras o fizessem para que o intercâmbio entre os povos contribuísse, de algum modo, para a evolução cultural que todos desejamos.

top

 
 
 
 
     
Online: 90
http://avelasdecaminho.pt  -  Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.00965 seconds
niceday