|
Restauração
Quem não conhece a rica gastronomia da Bairrada?
O Leitão Assado, a Chanfana, a Cabidela de Leitão, …?
Então … Quem não conhece a Casa Queiroz?
Ali mesmo à beira da estrada, com um grande parque de estacionamento, os odores e os sabores do Leitão Assado, a simpatia do atendimento, fizeram esta casa conhecida em todo o país.
Gastronomia
Leitão assado à Bairrada
O segredo da sua fama reside no saber e arte dos assadores da região; na escolha do animal (idade, tamanho e alimentação), na matança, nos preparos e temperos: banha de porco, alho, pimenta e sal, e no forno. Demora entre 1h30 a 2 horas a assar e fica com um aspecto final aloirado escuro e pele estaladiça. Serve-se quente, morno ou frio, com batatas fritas ou cozidas, rodelas de laranja, alface e acompanhado, preferencialmente, de vinho espumante.
Chanfana à Bairrada
Grande especialidade que teve origem na nossa terra, prato normalmente servido em ocasiões especiais em todas as festas religiosas, casamentos e baptizados. Pode ser de cabra ou carneiro e é cozinhada em forno de lenha, durante 4 a 5 horas, dentro de caçarolas de barro preto. Uma vez confeccionado só é servido dois ou três dias depois, acompanhado com vinhos da região. É servida em quase todos os restaurantes, embora nalguns casos seja necessário solicitar com antecedência devido ao longo período de preparação necessário.
Cabidela
Outro prato típico. É confeccionado com miúdos do leitão (coração, pulmões e fígado) cortados aos bocadinhos, sangue e batata. É temperado com molho de leitão, banha de porco, sal, azeite, cebola, vinho tinto e água. Vai ao forno, demorando cerca de 40-50 minutos a assar. É assado por baixo do leitão aparando desta forma o liquido da assadura que vai escorrendo.
Arroz doce
Sobremesa obrigatória nas ocasiões festivas, saboreia-se em casa com a família ou nos restaurantes da região.
Na região era usado como participação de casamento e pretexto para a apresentação do noivo, que o levava em travessas, acompanhado pela mãe e amigos, a casa das famílias conhecidas.
Leite Creme
Em todos os restaurantes que se prezem, não pode faltar o leite creme, devidamente coberto de açúcar torrado. Confeccionado a partir de leite e ovos é servido em travessas ou taças individuais.
|