Notícias 

  ROTA DAS CAVES – Convívio que juntou vinificação, gastronomia e cultura  

2012/05/30

A concentração teve lugar no largo da Igreja, onde por volta de 08h partiu em direção à primeira visita – Vinícola Castelar, situada em Avelãs de Caminho.

Aqui mesmo bem perto de praticamente todos os visitantes, foi objeto de visita pela primeira vez para muitos deles.

O grupo de caminhantes foi recebido pelo sócio e Enólogo Eng. Manuel Semeão Póvoa que durante toda a visita mostrou e realçou a sua paixão pelos vinhos bem como a sua insistência constante, até por teimosia, na obtenção de um produto final sempre melhor.

Começamos por perceber que a Vinícola Castelar não tem vinificação própria, sendo necessária a aquisição de vinhos de qualidade nos produtores de região, fazendo todo o acompanhamento técnico da vinha (produtores) até à adega.
Percorremos os vários sectores desta empresa, sempre bem atentos às explicações que nos eram dadas mas certamente o que mais agradou foi a visita à cave onde estão armazenadas milhares de garrafas de espumantes em “repouso”, que poderá ir até 9 meses para obter um espumante de Excelência.
E porque visitar umas Caves sem provar o seu espumante não seria ético, finalizamos esta visita com uma taça de um bom espumante Trono Real e Licor de Groselha, acompanhados de bola de enchidos caseira.

Seguimos então por meio de terras de cultivo e vinha, Zona das Enchavas, com direção à Aliança – Vinhos de Portugal, em Sangalhos. Também esta visita foi a primeira para muitos dos participantes, que ficaram admirados com o espaço expositivo que se encontra ao longo das caves da Aliança e que versa áreas como a cerâmica, azulejaria, arqueologia, mineralogia entre outras.
Aliança – Vinhos de Portugal, com 80 anos de história, é desde 2007 pertença maioritária do colecionador Joe Berardo. Fomos também aqui presenteados com um vinho Rosé do melhor.

Repostas as energias gastas durante a visita (+/-1 hora) e para aconchegar um pouco o estômago, foram servidos uns salgadinhos e animados lá seguimos em direção S. João de Azenha, com o intuito de visitar as quase seculares Caves S. João.

Recebidos pelo proprietário Manuel José obtivemos uma breve explicação sobre esta empresa: - Fundada em 1920, é uma empresa familiar que tem como atividade principal a produção e comercialização de vinhos, espumantes e aguardentes com marcas próprias. Um dos principais objetivos é a produção de vinhos com a máxima qualidade. Já em tempos remotos havia uma expressão utilizada para definir a qualidade dos vinhos S. João: - Quem tivesse um vinho S João sobre a mesa tinha a mesa composta.
Aqui fomos contemplados também com um excelente espumante da Bairrada – Poço do Lobo e S. João e de leitão à Bairrada.

Como o tempo escasseava e tínhamos o compromisso com os restantes participantes que por um outro motivo não puderam fazer este percurso a pé mas que aderiram ao convívio, foi adiada a visita às caves para uma outra altura e caminhamos então para o parque do Porto Antão onde continuamos com a nossa festa, acompanhados de um bom caldo verde, uma boa sardinha assada e um bom vinho tinto.

A todos os participantes, o nosso obrigado pela vossa participação e são momentos assim que certamente não serão esquecidos. Prometemos muito brevemente registo deste convívio por fotografia ou vídeo.

Queremos também deixar uma palavra de agradecimento a quem patrocinou, à sua maneira, este evento. Assim os nossos agradecimentos à Vinícola Castelar, Lda, Aliança-Vinhos de Portugal, Caves S. João, Congelados Capitão Pedro, Manuel Vieira Cardoso, Adelino Cevada e à nossa padeira Isaura.
fonte:  César Andrade
[ info ]VER MAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
 » Convite -- Adquira a sua Certificação Profissional !
 » Tomada de posse
 » Discurso da Presidente da Assembleia: Marta Nazaré Silva
 » Discurso da Presidente do Executivo: Lúcia Rodrigues
 » Convite para a Escarpelada Típica
 » Percurso Pedestre - Rota das Avelãs - PR1
 » Edital nº 03/2017 -- Mudanças de Instalações
 » INFORMAÇÃO (Cemitério)
 » Inauguração do Jardim do Foral
 » Cemitério da Freguesia de Avelãs de Caminho
 » Encerramento das Comemorações 500 Anos do Foral Manuelinho
 » Discussão do PDM (Plano Diretor Municipal)
 » Avelãs de Caminho - 500 Anos
 » Mostra de desenhos de natal & convívio
 » Relato da Festa da Freguesia
 » Festa da Freguesia
 

top

 
 
 
 
     
Online: 65
http://avelasdecaminho.pt  -  Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.03204 seconds
niceday