|
Depois desta panorâmica geral de Avelãs de Caminho, não pense o leitor que se esgotou o manancial de recursos e encantos da nossa terra. Fomos sempre um povo laborioso e criativo.
Nos primórdios da industrialização, já aqui existiam fábricas de pregos e de rolhas, o que para a época era considerado um desenvolvimento notável. Hoje somos detentores de um parque industrial em ascenção, com postos de trabalho não só para os naturais como para outras pessoas das freguesias vizinhas e até imigrantes que aqui encontravam a sua realização profissional.
O número de habitantes tem vindo a aumentar e, consequentemente, as zonas habitacionais florescem. Os espaços públicos tendem para uma melhor urbanização. As árvores, algumas centenárias, os parques de merenda, o Choupal, relvados e flores por todo o lado dão um carisma especial a esta terra de passagem orbigatória, sempre acolhedora, onde muita gente procura a sua gastronomia própria ou um local tranquilo onde possa descansar e refrescar-se antes de prosseguir o seu caminho.
Melhor seria e que supresas agradáveis não teriam se pudessem percorrer calmamente todos os recantos paradísiacos que a natureza nos oferece, todas as veredas fecundas de verdura.
Aí o chilrear dos pássaros inebria-nos e transporta-nos a locais por onde o tempo parece não ter passado. Desde o Choupal, às margens do rio Cértoma, ao romântico local onde este recebe as águas do rio da Serra, às pontes de Santo António e do Casal.... é um nunca mais acabar de locais mágicos cheios de memórias, onde poderemos encontrar uma paz interior excepcional.
Avelãs de Caminho não é uma terra que se conheça à primeira vista. É preciso permanecer nela para sentir e viver os seus costumes e tradições, apreciar a sua evolução e projectá-la num futuro que se adivinha promissor, porque acreditamos no trabalho e em valores que sempre nortearam as nossas gentes. Acreditamos também na solidariedade entre gerações e estamos certos que os nossos descendentes, os jovens da nossa terra continuarão as obras de seus antepassados, dando muito do seu empenho, da sua cultura, do seu labor no sentido de engrandecerem e valorizarem para sempre o torrão onde têm as suas raízes.
Avelãs de Caminho foi e será sempre uma Terra de sucesso e de progresso! |
|