Igreja 

Instituições
» Junta de Freguesia
» Casa do Povo
» Escola
» Unidade de Saúde
» A.S.A.C.
» A.C.R.A.C.
» Igreja
» 1514 - Associação Cultural Avelense
» Farmácia
» CTT - Posto de Correios
»
A.P.P.A.C.D.M.
» Casa Cultural
» Sons de Avelãs
» Escolinha de Música
» Arquivo da Junta

É Santo António, o Padroeiro da nossa Igreja Paroquial.

No livro das visitas pastorais e conforme descrito no respectivo arquivo paroquial, no primeiro decénio do séc. XVIII a igreja foi refeita, contribuindo para a reconstrução da capela-mor a abadessa de Santa Clara de Coimbra.

Contudo, nos meados do mesmo século esta já se encontrava novamente em mau estado pelo que se procedeu a obras de vulto. Desta forma, o conjunto actual pertence ao final do séc. XVIII.

Segue as disposições comuns, levantando-se-lhe à esquerda da fachada a torre e estendendo-se-lhe pelo mesmo lado os anexos correntes.

0 arco-cruzeiro data da reforma setecentista final, como o coro alto, que assenta em três arcos sobre pilares. A pia baptismal, de calcário, é anterior, aos sécs. XVI-XVII.

A porta principal compõe-se de elementos de duas épocas: o vão, de verga curva, do séc. XVIII final; a parte que Ihe fica acima, que é da primeira década do séc. XVIII, com entablamento direito, pequeno remate formado de nicho ladeado de pilastras e acompanhado de aletas, com frontãozito interrompido. Naquele abriga-se uma escultura de pedra St. António, gótico, dos sécs. XV-XVI. No friso da porta foi gravado: "NON EST HIC ALIVD NISI DOMVS DEI & PORTA CAELI."

A torre teve alterações ou acabamentos no séc. XIX. Sobe-se inicialmente por uma escada helicoidal, posta num corpo cilíndrico, saliente e entalado no ângulo reentrante posterior.

0 retábulo principal, de madeira, do final do séc. XVIII, tem camarim e duas colunas. Mostra o escudo dos padroeiros, como ficou dito. Fecha a tribuna uma tela com St.António, do séc. XIX, obra comum.

Os colaterais, de duas colunas, pertencem ao neo-clássico do séc. XIX avançado.

Entre as esculturas de pedra anotámos: um Santo-eremita (a que chamam S.Bento) do princípio do séc. XVI, gótico, representado de rosto vincado, loba de pregas direitas; Virgem com o Menino e S.Benedito, do séc. XVII, obras artesanais.

De madeira: St.António, do séc. XVIII, segunda metade, gracioso; Virgem com o Menino, do séc. XVIII final, regular e bem estofada; um S.Sebastião, do séc. XVI avançado, a imitar modelo anterior.

Pequeno lavabo de pedra na sacristia, mutilado, do séc. XVII, aonde gravaram posteriormente 1781; um sacrário avulso, pequeno, mutilado, de madeira dourada, do séc. XVII final.

top

 
 
 
 
     
Online: 56
http://avelasdecaminho.pt  -  Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.01016 seconds
niceday