A "A.C.R.A.C.", iniciais do nome Associação Cultural e Recreativa de Avelãs de Caminho, nasceu, podemos dizê-lo, no adro da Igreja da nossa freguesia, na manhã de um dia bonito de sol, após a missa Dominical e no final do mês de Setembro de 1986 tendo como intervenientes, na altura, Germano Pereira dos Santos e Ezequiel Cardoso.
A Associação foi fundada oficialmente no dia 24/10/1988 por escritura celebrada no Cartório Notarial da Anadia, tendo a primeira direcção sido constituída por dezanove elementos, liderada por António Albano Almeida Pereira dos Santos, que foi o seu primeiro presidente.
A "A.C.R.A.C." teve como objectivo desenvolver na freguesia a parte Social, Cultural e Desportiva sendo esta que, no decorrer dos anos, obteve desenvolvimento mais significativo, tendo-se adquirido no início do ano 1992 diversos terrenos com a área de 26.559 m2 (praticamente pago por um número significativo de concidadãos), localizados nas Matas, em local bem implantado, até porque confina com o rio de Serra e também junto ao parque de Choupal, este bastante aprazível.
No decorrer dos anos, e após os terrenos terem sido aterrados com milhares de metros cúbicos de terra, foram construídos um Campo de Futebol com os respectivos balneários, um Bar e seus sanitários e um fosso de Tiro aos pratos, hoje equipado com máquina Robot, para a prática das modalidades olímpica e universal, além de um parque infantil.
No respeitante aos eventos verificados no Complexo Desportivo, eles têm sido em número bastante elevado, pois desde castanhadas, passeios ciclo turistas, futebol, Kart Cross e tiro aos pratos, tudo tem sido realizado com êxito, havendo a salientar o desafogo económico da "A.C.R.A.C.", que presentemente nada deve.
Após este resumo do muito que se poderia narrar, acrescente-se que está em projecto na área do Complexo, a construção de um Pavilhão Polivalente Coberto, dois Courts de Ténis, uma Piscina, Pista de manutenção, que se espera tenha o seu efeito a curto prazo.