A.S.A.C. 

Instituições
» Junta de Freguesia
» Casa do Povo
» Escola
» Unidade de Saúde
» A.S.A.C.
» A.C.R.A.C.
» Igreja
» 1514 - Associação Cultural Avelense
» Farmácia
» CTT - Posto de Correios
»
A.P.P.A.C.D.M.
» Casa Cultural
» Sons de Avelãs
» Escolinha de Música
» Arquivo da Junta

         Associação Social de Avelãs de Caminho

Com o decorrer dos tempos, os hábitos de vida modifícam-se. Enquanto que, antigamente, a maioria das pessoas trabalhavam na agricultura e o desempenho dessas tarefas permitia-lhes ainda dar apoio aos seus familiares, com o desenvolvimento industrial, que também aqui chegou, essa rotina alterou-se completamente.

Sentiu-se, então, necessidade de criar estruturas sociais onde as nossas crianças e idosos tivessem um tratamento humano, digno. Assim, em 1991, por iniciativa da Junta de Freguesia presidida, ao tempo, pelo Eng. Marcelino Rasga, que envidou todos os esforços no sentido de concretizar uma obra grandiosa que desse resposta às carências sociais de Avelãs de Caminho, foram dados os primeiros passos para que a A.S.A.C. viesse a ser uma realidade. Mais tarde, a 6 de Abril de 1992, foi indigitada uma Comissão Instaladora que em 30 de Setembro de 1994 se transformou na 1a Direcção.

A partir daí e com a colaboração de entidades govemamentais, a C.R.S. Social de Aveiro, a Câmara Municipal de Anadia, alguns industriais e o povo, em geral, ultrapassadas que foram muitas dificuldades, carências, incompreensões e falta de meios financeiros, conseguiu levar-se a bom termo a realização deste arrojado projecto que contemplava a construção dum edifício onde funcionasse creche, A.T.L. e Centro de Dia.

 Quando este sonho se tornou realidade, começou, então, a surgir a ambição de ampliar as instalações para que pudesse funcionar um Lar de Apoio à 3ª idade, tendo sido esta ideia, de imediato, acarinhada por todos.

 Hoje, a Instituição tem capacidade para 20 bebés, 53 crianças em A.T.L., 18 idosos em centro de dia e 31 camas para pessoas em regime permanente (Lar), valências estas que, normalmente, se encontram esgotadas.

Acrescente-se ainda, que foi adquirido um terreno que importou num valor superior a 30.000 euros, destinado a ampliação das instalações existents para A.T.L. apesar de já haver uma área útil, ocupada, que ronda os 1500 m2.


Não se pode deixar de sentir uma certa emoção quando visitamos a A.S.A.C.. 0 aspecto cuidado e agradável das instalações, o sorriso das crianças, o choro dos bebés, dulcificando as horas nostálgicas dos que, com saudades, recordam o longíquo tempo da sua meninice, tornam aquele complexo num local onde a vida corre sem monotonia e o calor humano é uma constante.




Que as pessoas que tanto trabalharam e se sacrificaram por esta causa tão nobre se sintam gratificadas neste RENASCER de todos os dias.

 

Bem hajam todos aqueles que pela nossa Terra dão o seu melhor!

top

 
 
 
 
     
Online: 62
http://avelasdecaminho.pt  -  Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.01138 seconds
niceday